terça-feira, 13 de maio de 2014

O que é o Casamento?

Muitos casais de namorados já tiveram suas vidas mudadas pelo relacionamento que possuem juntos. Maturidade nas relações sociais, novos projetos pessoais e foco na vida profissional. Isso significa que o relacionamento está ficando sério e que talvez seja hora de dar um passo a mais: o Casamento.

Mas será que o casamento é algo fácil de ser conduzido? A resposta é não. Quando duas pessoas diferentes (talvez extremamente opostas) decidem viver juntas e dividir uma vida inteira, algo estranho acontece na vida desses aventureiros do amor. É um fenômeno chamado Alteridade! Alteridade é ser capaz de apreender  o outro na plenitude de sua dignidade, dos seus direitos e de sua diferença. Alteridade é respeito ao outro pelo que ele é de verdade. Todo casamento maduro precisa de alteridade e maturidade emocional.

A nossa tendência é colonizar o outro, ou seja, torná-lo minha propriedade. Temos uma vontade imensa de influenciar as decisões do outro e de torná-lo nossa imagem e semelhança. Isso mata qualquer relacionamento.

Casar exige que respeitemos o diferença que o outro possui em relação a nós mesmos. Todos somos um universo de possibilidades. A minha vida e as minhas experiências podem ser partilhadas com os outros mas jamais impostas ao outro como sendo a vida ideal.

A história de cada um precisa ser respeitada. Casamento é respeito, é dedicação e é aceitação do outro como ele é. Ninguém casa por ódio, mas sim por amor. Então o casamento é um troca entre duas pessoas que se amam.

Se você for capaz de aceitar as pessoas como elas são, então você pode se casar e ser feliz!

Pense nisso!
Sucesso sempre!

Padre Yuri
Celebrante de Casamentos e Consultor Matrimonial



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.